Coronavírus: Internet dispara e tráfego supera 11 Tbps no Brasil

mar 24, 2020 by

Não há mais dúvida de que o isolamento imposto pela pandemia de coronavírus faz crescer o consumo de internet no Brasil. Três dias depois de bater recorde e atingir 10 Tbps, ainda na noite de quarta-feira, 18/3, o fim de semana 21 e 22/3 mostrou outro salto: o tráfego superou 11 Tbps.

“Tudo subiu. O tráfego já vinha crescendo, mas a Covid-19 acelerou e antecipou em alguns meses aquilo que provavelmente só veríamos a partir de maio”, afirma o diretor de Projetos Especiais e de Desenvolvimento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), Milton Kaoru Kashiwakura.

Ele ressalta que em São Paulo, onde as medidas de isolamento são especialmente relevantes, com o fechamento do comércio, por exemplo, o tráfego superou os 8 Tbps pela primeira vez. “O fato de as pessoas estarem em casa, mesmo no domingo, sem ir à praia, sem ir ao shopping, faz com que use mais a internet durante o dia”, diz Kashiwakura.

Algo mais ainda virá. Em São Paulo as autoridades já estudam qual o melhor horário para adotar aulas à distância mesmo na rede pública – escolas particulares já começaram a adotar ensino à distância. Por enquanto, as manhãs ainda representam o período de menor tráfego.

Em que pese o forte crescimento das últimas semanas, o diretor do NIC.br ressalta que o próprio crescimento orgânico do consumo de internet no Brasil – que cresceu 60% em um ano, 43% em seis meses e 25% desde janeiro – já tinha resultado em medidas para aumento de capacidade.

“Grandes provedores de conteúdo já tinham antecipado, mesmo antes da crise da Covid-19, aumentar a capacidade das CDNs e isso começa a ser instalado. Todos estão se adaptando, o que vale tanto para os conteúdos como para a capacidade dos provedores, que também estão ampliando suas interfaces”, explica Kashiwakura.

O resultado é que a internet brasileira ainda está dentro da zona de conforto. A capacidade instalada é mais do que o dobro do consumo atual, mesmo com o novo recorde, por volta de 25 Tbps. “No core a gente se posiciona em ter sempre, no mínimo, o dobro. Portanto, no momento não estamos usando nem 50%, o que nos dá alguma folga”, completa.

Luís Osvaldo Grossmann, Convergência Digital, 23 de março de 2020

 

 

 

Artigos relacionados

Tags

Compartilhe

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *