Chega de trevas na Educação pública

jul 19, 2022 by

Chega de trevas na Educação pública

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.Br) divulgou, no dia 22 de julho, a pesquisa TIC Educação 2021 cujo objetivo é investigar o acesso, o uso e a apropriação das tecnologias digitais nas escolas brasileiras de Ensino Fundamental e Médio, com enfoque para o uso destes recursos por alunos e professores para atividades de ensino e de aprendizagem. Foram analisadas 3.678 escolas, sendo 2.009 urbanas e 1.669 rurais, e ouvidos 1.865 professores.

Os dados corroboram a situação alarmante que o Instituto Telecom, a Coalizão Direitos na Rede, o Fórum Nacional pela Democratização das Comunicações, ou seja, representantes da sociedade civil têm denunciado sobre o uso da tecnologia da informação e comunicação na Educação brasileira:

a) Falta de dispositivos e acesso à internet nos domicílios dos alunos – 84% na área urbana e 92% na área rural.
b) Falta de habilidade para realizar atividades educacionais com os alunos com o uso de tecnologias – 66% na área urbana e 76% na área rural.

Esses dados vêm se juntar aos números divulgados a partir da análise da PwC Brasil, também em 2022, que mostram o grande buraco digital no qual está inserida a educação brasileira. ” Em termos educacionais, o índice de conexão é maior entre estudantes de escolas privadas, o que acentuou o déficit de ensino durante a crise sanitária. Apenas 8% dos internautas plenamente conectados pertencem às classes D/E”, diz a análise do PwC Brasil.

Diante desse quadro, como não temos nenhuma ilusão com atual (des)governo federal propomos para o futuro presidente, que esperamos venha do campo da esperança e da democracia:

1. Resgatar o Fórum Brasil Conectado – Integrante do Plano Nacional de Banda Larga, o Forum era composto por 56 organizações e instituições públicas e privadas representando as três esferas da União, empresários, academia e cidadãos. Essa nos parece a forma mais democrática para alcançarmos uma política pública sólida que responda à oferta e à demanda das telecomunicações, principalmente da banda larga. Organizações da sociedade civil, da área da Educação, estarão representadas nesse fórum, além do Ministério da Educação, Anatel, operadoras.

2. Cumprimento, pelas operadoras do contrato de banda larga nas escolas – Os atuais contratos de concessão obrigam as operadoras Oi, Vivo e Claro a levar banda larga de qualidade, gratuitamente, a todas as escolas públicas urbanas. O Executivo tem que cobrar da Anatel a fiscalização dessa obrigação, que as operadoras não cumprem desde 2010. Esse pode ser um dos primeiros pontos a ser discutido no Fórum Brasil Conectado.

3. Ministério das Comunicações democrático – O ministro das Comunicações deve ser alguém chancelado pelas organizações sociais. Não podemos correr o risco de, mais uma vez, termos alguém que não conheça as dificuldades que a sociedade brasileira enfrenta em relação às telecomunicações, incluindo o acesso nas escolas públicas e na casa de todos que estão no Cadastro Único.

Essas são algumas propostas para deixarmos de uma vez por todas as trevas longe do nosso país e, em particular, da Educação pública.

Instituto Telecom, Terça-feira, 19 de julho de 2022

NR: Nas duas próximas terças-feiras estaremos em recesso, portanto, não publicaremos o Nossa Opinião. Envie-nos sugestões de temas. O Instituto Telecom agradece.

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