Trabalhadores em telecomunicações são essenciais

abr 7, 2020 by

“Não ouvimos o grito dos pobres e do nosso planeta gravemente enfermo. Avançamos, destemidos, pensando que continuaríamos sempre saudáveis em um mundo doente”, afirmou o Papa Francisco no dia 27 de março.

Mas grandes empresas, como a Madero e a Havan, bancos e concessionárias de telecomunicações simplesmente ignoraram as palavras do Papa. E seguem tratando seus trabalhadores como descartáveis.

O Sinttel-Rio, Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações do Rio de Janeiro, em carta aberta afirma que “se viu diante da necessidade de apelar à Justiça do Trabalho para que medidas simples fossem adotadas pelas empresas, especialmente as de call center, como o fornecimento de álcool em gel e a garantia de distância mínima entre os trabalhadores, evitando aglomerações e o contágio. Apenas por força de liminares conquistadas pelo sindicato algumas empresas passaram a atuar com mais preocupação. E o pior, em alguns casos nem assim houve mudança”.

Empresas como a Serede, do grupo Oi, e a Atento (call center) foram alvos de ações judiciais para que cumprissem o básico! É importante lembrar que, em janeiro de 2020, a Serede demitiu mais de 1000 trabalhadores.

A receita de FTTH (fiber to the home – fibra até a casa do usuário) da Oi, dona da Serede, cresceu de R$ 16 milhões no 4º trimestre de 2018 para R$ 132 milhões no 4º trimestre de 2019. Um crescimento de 725%. O jornal Valor Econômico, de 2 de abril, informa que o tráfego de dados na rede da Oi cresceu até 50% em virtude da pandemia.

A pergunta é muito simples: quem garante o crescimento da rede e da receita da Oi? Todos os seus trabalhadores, em particular os trabalhadores da Serede que estão diariamente garantindo o crescimento e o funcionamento dessa rede.  Fazem a instalação, a manutenção, reparos etc.

Já passou da hora de os empresários, principalmente os grandes, mudarem de mentalidade. De rever suas posturas e saírem de um caminho que nos levou a esse desastre. Considerar o papel essencial dos trabalhadores em telecomunicações pode ser um bom começo.

Instituto Telecom, Terça-feira, 7 de abril de 2020

 

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