Telefónica lança aura em seis países. No Brasil, está disponível no app do Meu Vivo+

fev 27, 2018 by

Tal como prometido há um ano, a Telefónica lançou ontem, 25, na véspera da abertura oficial do WMC 2018, em Barcelona, a Aura, a assistente pessoal inteligente. que fala linguagem natural, que promete revolucionar a relação entre a operadora e seus clientes. A Aura é resultado de seis anos de desenvolvimento, que começam com a plataforma de big data, em 2012, e passam pela sua associação com as ferramentas de analytics e a tecnologia de inteligência cognitiva. Está sendo liberada em seis países — Argentina, Brasil, Chile, Alemanha, Espanha e Reino Unido —, em quatro línguas e em três canais, que variam segundo o país. Neste primeiro momento ela está disponível por meio de um aplicativo para o serviço móvel, e também por meio de canais de terceiros como Facebook, Google e Microsoft.

 

Ao fazer o lançamento da Aura, o CEO da Telefônica, José Maria Álvarez-Palette, disse que esse passo é decorrência do processo de digitalização profunda da companhia. “Hoje, somos uma empresa de plataformas inteligentes”, afirmou. Segundo ele, além de ser resultado do trabalho de centenas de pessoas, a Aura também é fruto de parcerias importantes firmadas com Facebook e Microsoft para integrar plataformas com o objetivo de transformar a experiência dos clientes da Telefônica. Até o final do ano, a Microsoft, por exemplo, pretende integrar sua assistente pessoal Cortana à Aura. Gurpreet Singh Pall, diretor da Microsoft, disse que Cortana já tem 145 milhões de usuários ativos em 13 países e, desde o seu lançamento, já teve colocadas 12 bilhões de questões.

Chema Alonso, Chief Data Officer da Telefónica, destacou que “a Aura continuará crescendo com novas capacidades e IMG_20180225_150654transformará a forma como nos relacionamos com nossos clientes”. Ele lembrou que, desde 2012, a empresa investiu 56 bilhões de euros em uma infraestrutura de última geração, na integração de seus sistemas de TI e no desenvolvimento de novos produtos e serviços digitais. Essas plataformas digitalizadas permitiram à Telefónica desenvolver uma quarta plataforma com tecnologias de inteligência artificial incorporadas que armazenam de forma seguros dados. É nessa plataforma que Aura busca as informações solicitadas pelos clientes e dá a eles respostas em tempo real.

No Brasil
Para os clientes de telefonia móvel no Brasil, tanto pré quanto pós pagos, a Aura já está disponível. É só baixar o aplicativo MeuIMG_20180225_151341 Vivo +. Segundo Christian Gebara, COO da Vivo, ainda não há uma definição se a operadora brasileira vai tirar de cena a Vivi, a assistente pessoal lançada pela empresa no ano passado, ou se vai mantê-la paralelamente ã Aura. A diferença entre uma e outra é que a Aura é uma assistente pessoal mais avançada, com linguagem natural (a interação com a Vivi não é por meio da fala). Gebara explicou que a decisão vai ser tomada até o final de 2018: “Vamos avaliar a reação dos usuários e se há uma preferência em migrar para a Aura, ou se parte dos usuários da Vivi prefere se manter com esta assistente pessoal”, explicou.

Por enquanto, canais como o Facebook não estão disponíveis para a Aura no Brasil. Mas essa facilidade logo deverá ser agregada, segundo Gebara, pois a assistente pessoal Vivi já conta com a integração com o Messenger do Facebook. Nesta primeira fase do lançamento da Aura, a integração com o Messenger do Facebook está disponível para os clientes da Telefónica no Chile e na Alemanha, que podem incluir a assistente pessoal entre seus contatos e interagir com ela quando quiserem. Além disso, no Chile, ela se integrará com o serviço Safety Check do Facebook para ajudar os clientes da Telefónica a conectar-se com familiares e amigos em casos de desastres naturais como terremotos.

TV paga
Pela importância da base de assinantes de TV paga da Telefónica na Espanha, a operadora pretende lançara, no outono, o Movistar Home, um dispositivo que integrará todos os serviços de inteligência artificial de Aura. Com capacidade de centro de computação, o Movistar Home vai ser o ponto de gestão de todos os dispositivos da casa.

Na demonstração feita ontem, o Movistar Home, equipado com uma segunda tela, controla a iluminação da sala, o televisor e sua programação, é capaz de fazer chamada e videochamadas pelo dispositivo da segunda tela, gravar recados, enviar recados gravados, etc. Falando com o Aura, o cliente pode ligar um canal, trocar de canal, programar uma gravação.

Com a assistente pessoal Aura, o cliente conta com um espaço pessoal para armazenar seus dados. “De forma segura”, disse Pallete, destacando que ele terá a possibilidade de controlar como os dados são utilizados. “A privacidade é um princípio básico”, insistiu. Ele anunciou ainda um acordo entre Telefónica, Deutsche Telecom, KPN e Orange de cooperação para portabilidade de dados dos clientes, que permita agregar valor aos clientes ao mesmo tempo em que protege sua privacidade. Segundo a empresa, esse acordo, ao longo de 2018, se estenderá a outras operadoras para que se possa estabelecer as bases de um novo ecossistema global de portabilidade de dados.

 

Lia Ribeiro Dias, Tele Síntese, 26 de fevereiro de 2018

Artigos relacionados

Tags

Compartilhe

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *