Cobaias desavisadas
Esse é o título do quinto capítulo do livro “Big tech: a ascensão dos dados e a morte da política”, de Evgeny Morozov. Foi publicado em 2018, mas continua extremamente atual, tendo uma 4ª reimpressão em 2023.
“As plataformas digitais ganham dinheiro com a promessa de converter os direitos públicos duramente conquistados – o direito à liberdade de expressão, à segurança, ao transporte – em serviços eficientes, proporcionados pelo setor privado, mas desprovido de garantias”, afirma Morozov. Promessas que só se consolidam com a destruição do Estado de bem estar social.
Essas empresas se apresentam como o espaço de solução de nossos problemas em detrimento da política pública discutida seriamente.
Morozov alerta para o risco das plataformas digitais servirem de instrumentos contrários à democracia. “Sob a ótica das plataformas digitais as notícias mentirosas são apenas as notícias mais lucrativas”. Talvez Morozov tenha mudado um pouco de ideia hoje, quando a extrema direita tem um projeto claro de poder excludente, baseado no racismo, no ódio, no individualismo exacerbado, e as big techs se aliam com governos como Trump nos EUA.
E as cobaias desavisadas?
Somos nós. Colocamos nossas vidas nas mãos das big techs e aceitamos a ideia de que qualquer tentativa de regulação pública é uma ameaça à liberdade de expressão. Nós entendemos que os únicos que ganham com esse quadro são os que defendem ideias extremistas de direita e as plataformas digitais que aumentam exponencialmente os seus lucros.
As big techs lucram com os nossos dados fornecidos gratuitamente, influenciando o nosso modo de viver, de escolher, de decidir. Somos cobaias que alimentam esse novo momento de um capitalismo destruidor. Solidariedade, senso comunitário, coletividade serão banidos se continuarmos passivamente no nosso papel de cobaias desavisadas.
A luta contra o poder das big techs e da extrema direita é a mesma luta. A regulação pública das big techs é essencial se quisermos resgatar valores que o novo capitalismo autoritário quer enterrar. Daí a importância do Congresso Nacional aprovar o projeto de lei 2630.
Você quer continuar sendo uma cobaia desavisada?
Instituto Telecom,Terça-feira, 18 de março de 2025
Marcello Miranda, especialista em Telecom