Jacarezinho: contra a violência, inclusão!

maio 11, 2021 by

Já se vão cinco anos do golpe (2016-2021) contra a democracia. Já se vão três anos da eleição de um representante da extrema direita. Já são mais de 420 mil mortos no país. Muitas dessas mortes poderiam ser evitadas se não fosse o negacionismo e a incompetência do pior governo federal da nossa história. Todas as políticas públicas de proteção social estão sendo desmontadas.

Nesse contexto é que podemos analisar a chacina que ocorreu na comunidade do Jacarezinho. Um governador eleito, que defendia a violência como política de segurança, e seu sucessor, que defende as mesmas ideias do capitão presidente. Casas invadidas ilegalmente, desrespeito à ordem do Supremo Tribunal Federal, matança generalizada. A pergunta que se faz: a comunidade do Jacarezinho está mais segura, há creches, há cursos profissionalizantes, há investimento em políticas públicas? Não.

O tráfico e os milicianos continuam mandando e desmandando em todas as comunidades do Rio de Janeiro. Continuam aliciando jovens e adolescentes. E não será a política de sangue, porrada e bomba que resolverá esse problema.

A luta pela democracia tem que nos fazer refletir sobre o que foi, momentaneamente, inviabilizado com o golpe e com a eleição de 2018 das visões mais reacionárias do Brasil.

No final de 2020 quase 37% dos lares brasileiros sofriam com a fome, enquanto a renda dos 10% mais ricos do país crescia de forma exponencial. Já representava 39 vezes o ganho dos 40% mais pobres. O desemprego atingia 15 milhões de pessoas. Houve o corte de direitos trabalhistas e previdenciários.

Contra o ódio temos que defender o amor e a esperança. Temos que lutar por saúde e educação de qualidade para todos. Isso não pode ser retórica.

As telecomunicações podem e devem ajudar muito para que possamos mudar essa realidade. Por isso, defendemos que haja a universalização da banda larga. Banda larga em todas as escolas públicas do país (obrigação contratual das concessionárias Oi e Vivo desde 2010).

Queremos a aprovação do PL 3.477 para que, ao invés de bala, entre a internet na casa de professores e alunos das comunidades do Brasil como forma de dar acesso à educação pública.

Vamos reconstruir o Brasil. Contra a violência, defendemos a inclusão.

Instituto Telecom, Terça-feira, 11 de maio de 2021

 

Artigos relacionados

Tags

Compartilhe

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *