Banda larga móvel consumirá 40 exabytes/ano em 2014

fev 10, 2010 by

HDSe as operadoras estão preocupadas com o excesso de tráfego móvel originado pelo iPhone, da Apple, e seguidos por outros smartphones, a dor de cabeça só tende a aumentar. Estudo da Cisco, que avalia o mercado móvel de 2009 a 2014, divulgado nesta terça-feira, 09/02, revela que daqui a cinco anos o tráfego móvel chegará a 3,6 exabytes/mês, ou 40 exabytes/ano.

Para se ter uma ideia do que isso significa, atualmente, o tráfego da rede móvel chega a 1,3 GB/mês. O crescimento do tráfego móvel será de 108%/ano, apura o levantamento. O estudo prevê ainda que o volume de tráfego móvel gerado em 2014 será equivalente a 1 bilhão de DVDs.

Mensalmente o tráfego móvel deverá gerar 7GB/mês, o equivalente a 3500 músicas MP3. O estudo aponta ainda que o tráfego de dados cresce 2,4 vezes mais rápido que o tráfego de dados da banda larga fixa.

Para 2014, os pesquisadores prevêem cinco bilhões de dispositivos móveis conectados, assim como, bilhões de máquinas estarão também conectadas via rede móvel. Nessa linha estrate´gica, o vídeo terá papel crucial nesse incremento de consumo de tráfego de rede.

O levantamento da Cisco projeta que o vídeo móvel representará 66% de todo o tráfego de dados móveis gerado em 2014. Não à toa, as operadoras estão investindo em infraestrutura para suportar essa nova geração de demanda de serviços.

Mas o estudo adverte que o LTE, a 4G, e o WiMAX podem não ser suficientes para atender a demanda. Os pesquisadores da Cisco observam que as operadoras devem conversar com os usuários sobre o melhor modelo de remuneração pelo uso dos serviços.

 

Artigos relacionados

Tags

Compartilhe

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *