Huawei advoga em favor da adoção do 5.5G no MWC 2024

fev 27, 2024 by

No Mobile World Congress (MWC) Barcelona 2024, principal evento de telecomunicações do mundo e que começou hoje (26/2) na Espanha, a Huawei reuniu operadoras, parceiros e formadores de opinião para discutir a sinergia entre rede-nuvem-inteligência no tema “Advanced Intelligence”. A empresa vai promover, ao longo do evento, um debate sobre como acelerar o ciclo positivo de negócios de 5G e preparar a era 5.5G, que está próxima, segundo a empresa.

A visão da fornecedora é de que a infraestrutura digital do futuro fará convergir todos os aspectos das nossas vidas, aumentando exponencialmente os requisitos de rede em um cenário de negócios voltado para pessoas, residências, empresas e veículos. O estande da Huawei no Hall 1 do Centro de Convenções de Barcelona mostra como será esse cenário ao dar uma ideia do que será um mundo digital com conectividade inteligente e integrada, trazendo um design futurista.

Ao final de 2023, mais de 300 redes comerciais 5G tinham sido lançadas em todo o mundo, servindo mais de 1,6 bilhões de usuários. O desenvolvimento do 5G está agora bem encaminhado, com taxas de crescimento sete vezes maiores do que as do 4G no mesmo período, o que justifica essa visão de se preparar para o 5.5G, como aponta a Huawei.

A Huawei também colabora com operadoras líderes mundiais e parceiros do setor para encontrar soluções inovadoras para atender aos requisitos mais elevados das novas aplicações e cenários 5.5G. Juntos, promoveram a verificação da tecnologia 5.5G e a implantação de redes, expandindo o mercado nascente.

Implementação do 5.5G no mundo
A fabricante tem ajudado as operadoras a iniciar a verificação comercial e os testes de 5.5G em mais de 20 cidades em todo o mundo. O Oriente Médio formou um consenso geral sobre o desenvolvimento de 5.5G, com todos os seis países membros do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) tendo concluído a verificação da taxa de 10 Gbps do 5.5G e a incubação de novos serviços, como RedCap e Internet das Coisas (IoT) passiva.

As três principais operadoras da parte continental da China iniciaram a implantação da rede 5.5G nas maiores cidades, para explorar serviços para pessoas, coisas, veículos, setores e residências conectadas. Em Hong Kong, as operadoras também concluíram testes e verificação da taxa de 10 Gbps no 5.5 G na banda C e no mmWave e começaram a fornecer serviços FWA de 5.5 G.

Na Europa, as operadoras finlandesas concluíram a verificação da tecnologia 5.5G em redes comerciais, alcançando uma taxa de pico superior a 10 Gbps, e verificaram a tecnologia IoT passiva. Na Alemanha, as operadoras que operam na faixa de 6 GHz também alcançaram uma taxa de pico de 12 Gbps utilizando técnicas multi portadoras.

O 5.5G deverá ser lançado comercialmente em 2024, segundo a Huawei. No MWC, a fabricante lançará o primeiro modelo de base do setor de telecomunicações. Este modelo básico oferecerá aplicativos inteligentes baseados em funções e cenários para apoiar demandas por provisionamento ágil de serviços, garantia precisa da experiência do usuário e operações e manutenção (O&M) eficientes. Também ajudará as operadoras a capacitar os funcionários e a melhorar a satisfação dos usuários para aumentar de forma abrangente a produtividade da rede.

IP News, 26 de fevereiro de 2024

Artigos relacionados

Tags

Compartilhe

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *