Impacto ambiental faz setor de tecnologia repensar modelo de data center

jun 27, 2023 by

Data centers são os principais consumidores de energia de empresas de tecnologia e gestão desse ativo precisa levar em conta a pegada de carbono
O impacto ambiental de data centers é uma das principais preocupações do setor de tecnologia atualmente quando pensa em sua pauta ESG. A indústria de data centers atualmente consome entre 1% a 3% da eletricidade do mundo e é responsável por 0,5% das emissões de CO2, mas poderia haver um aumento para até 20% até 2025 de acordo com informações citadas pela Data Center Market.

Como consequência do crescimento na construção de data centers na América Latina a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 7,52% entre 2021 e 2026, de acordo com a Mordor Intelligence, a implementação de tecnologias que reduzam a pegada de carbono deve ser uma prioridade na região. Algumas destas estratégias incluem o uso de energias renováveis, como energia solar e eólica, que pode ter um impacto significativo na redução da pegada de carbono.

Para complementar o uso de energia renovável, é possível adotar a infraestrutura modular de data centers. Essa estratégia adiciona capacidade de processamento e armazenamento relativamente rápido em comparação a outras opções. Além disso, dá a possibilidade de integrar novas tecnologias eficientes nos processos de design e de fabricação, como a refrigeração liquida e os sistemas de energia inteligentes.

Telefónica reduz gastos de energia na Colômbia
Sabendo disso, o setor se desdobra para garantir formas de reduzir o consumo de energia de suas infraestruturas. A Telefónica S.A., uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo, conseguiu encontrar formas para que a atualização de seu data center na Colômbia trouxesse menor impacto ambiental.

A operadora buscou uma solução customizada que incluísse sistemas de gerenciamento térmico, distribuição de energia e monitoramento, bem como instalação e serviços de suporte profissionais, para implementar soluções de refrigeração eficientes para o data center na sede em Celta.

Com o apoio da Vertiv, a Telefónica alcançou uma redução no consumo de energia de 68 kW/h para 41 kW/h e 40% de economia no consumo de energia das unidades de tratamento de ar aproveitando as vantagens do Chiller de Free-cooling.

Dados da indústria mostram que os sistemas de gerenciamento térmico são responsáveis por uma média de 40% do total do consumo de energia em um data center. Sistemas de refrigeração eficientes, como os da Telefónica, podem reduzir consideravelmente o consumo de energia do data center relacionado aos sistemas de gerenciamento térmico.

IP News, 26 de junho de 2023

Artigos relacionados

Tags

Compartilhe

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *