Impulsionada por negócios móveis, receita líquida da Telefônica Brasil cresce no 1º trimestre

maio 15, 2015 by

A Telefônica Brasil divulgou para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) o balanço financeiro relativo ao primeiro trimestre de 2015, que inclui os resultados obtidos com os serviços fixos e móveis da companhia. No período, a empresa atingiu 97,2 milhões de acessos, número 3,5% superior ao registrado no primeiro trimestre de 2014. Desse total, 81,9 milhões referiam-se ao negócio móvel, consolidando a liderança da empresa no segmento que mais cresce no setor de telecomunicações. No negócio fixo, que compreende voz, banda larga e TV por assinatura, o número de acessos alcançou 15,3 milhões.

 

No negócio móvel, o total de acessos teve aumento de 4,3% frente ao primeiro trimestre de 2014. O market share total atingiu 28,9% em março, com destaque para o segmento pós-pago, no qual a companhia obteve participação de 41,6%. A liderança da empresa também se manteve entre os terminais com tecnologia 4G, quando obteve fatia de 37,6% do mercado (dado Anatel de janeiro).

Especificamente no segmento pós-pago, foi registrado incremento de 16,0% no número de acessos em relação ao ano anterior. Com isso, os clientes pós-pagos já representam 35,3% da base de acessos móveis, um aumento de 3,6 p.p. no comparativo anual. Finalmente, no mercado de placas de dados, a Vivo manteve-se líder, com 50,9% de participação (dado Anatel de janeiro).

Esse desempenho influiu positivamente na receita do negócio móvel, que apresentou o maior crescimento dos últimos três anos: 8,4% em relação a igual período do ano passado. Um dos principais fatores dessa performance foi o incremento da receita de dados e SVA, que fechou o trimestre com evolução positiva da ordem de 31,3% no comparativo anual.

A receita de internet móvel também manteve alto índice de crescimento e avançou 45,8% em relação ao mesmo período de 2014, representando 64,5% da receita de dados no primeiro trimestre. O desempenho está diretamente atrelado ao incremento nos acessos de dados pós-pagos, destacando-se os planos 4G. A receita de SVA evoluiu 28,3% no período, relativamente ao ano anterior, impulsionada por serviços como a Plataforma de Educação, Vivo Segurança, Vivo Sync, Vivo Música e Vivo Som de Chamada.

A adoção de uma estratégia de desconexão realista na base de clientes pré-pagos e a migração para planos pós-pagos resultaram em redução anual de 1,1% do parque pré-pago no primeiro trimestre.

No mercado de M2M (Máquina a Máquina), a base de acessos manteve forte crescimento atingindo a marca de 3,7 milhões de clientes no período, um aumento de 40,0% quando comparado ao ano anterior.

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