Para provedores, liberar redes sociais em pacotes não tarifados fere o Marco Civil

maio 20, 2015 by

A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) vai apresentar sugestões à consulta pública de regulamentação do Marco Civil da Internet em defesa da manutenção da neutralidade de rede. A entidade é contra a prática de zero rating, que libera o acesso a serviços de internet, principalmente a redes sociais, em pacotes não tarifados.

“Se for para liberar, a regra deve valer para todo tipo de redes sociais e não apenas para algumas”, opina Basílio Perez, presidente da associação. Ao discriminar quais os pacotes de dados que não serão tarifados, as operadoras violam o princípio da neutralidade da rede. “O Marco Civil garante que não deve haver tratamento diferenciado aos pacotes de dados”, explica.

O tema será debatido no 7º Encontro Nacional de Provedores de Internet e Telecomunicações (7º ISP) que acontecerá em São Paulo-SP entre os dias 1 e 3 de junho, no Centro de Convenções Frei Caneca.

O deputado Alessandro Molon vai participar desta discussão no evento da Abrint com o conselheiro da Anatel Marcelo Bechara e Demi Getschko, membro do CGI.br. O desafio para garantir a neutralidade da rede será o foco deste painel, cujo título é Neutralidade de rede: a discussão ainda não terminou.

Marco Civil, provedor, redes sociais.País tinha 283,52 milhões de acessos móveis em Abril

Tele Síntese, Terça-feira, 19 de Maio de 2015
Dados da Anatel apontam para ritmo baixo de crescimento. Quantidade de novas linhas aumentou 0,04% em relação a março.

O Brasil registrou, em abril, 283,52 milhões de linhas ativas na telefonia móvel – o equivalente a 138,94 acessos para cada 100 habitantes. O número representa crescimento de 3,5% em um ano, ou de 0,04 em relação a março. Os acessos pré-pagos totalizavam 213,46 milhões (75,29% do total) e os pós-pagos 70,06 milhões (24,71%). Os dados foram divulgado hoje (19) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A Vivo se mantém na liderança, detendo 82,78 milhões de acessos móveis, o que representava 29,2% de participação de mercado. Em seguida vem a TIM, com 75,48 milhões de linhas e share de 26,62%. A terceira colocada, Claro, tinha em abril 71,58 milhões de acessos e fatia de 25,25%. A Oi figura em quarto lugar, com 50,11 milhões de linhas e participação de 17,68%.

Claro, Oi e TIM perderam acessos no mês. A Claro registrou 356 mil acessos a menos que em março. A TIM teve diminuição de 268,29 mil linhas. E a Oi, de 271 mil. Como destacaram executivos dessas empresas nas últimas conferências de resultados, os números menores refletem uma limpeza de linhas inativas. As demais operadoras de telefonia móvel ampliaram seus acessos. A Vivo registrou 908,15 mil novas linhas; Nextel marcou 87,49 mil, Algar teve 11,17 mil.

IP News, Terça-feira, 19 de Maio de 2015 

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