FCC quer desregulamentar mercado para incentivar fibra óptica
A Federal Communications Commission (FCC), órgão regulador de comunicações anunciou que pretende apresentar propostas de opções de desregulamentação do setor de telecomunicações para incentivar os provedores de conexão a construir, manter e atualizar redes em fibra óptica.
Segundo o presidente da agência, Brendan Carr, durante anos, o órgão exigiu que os provedores “investissem bilhões de dólares em antigas redes de cobre, em vez de permitir investimentos em novas redes de alta velocidade”. A proposta, diz Carr, é liberar os recursos dessas obrigações de investimentos em redes de cobre para a construção de novas rede de alta velocidade.
A proposta prevê a redução das barreiras regulatórias que impedem o investimento e a implantação em redes de banda larga fibra óptica, e busca acelerar mais a transição para redes IP.
Dessa forma, a desregulamentação que a FCC discutirá propõe eliminar exigências de aprovação prévia e estudos em caso de descontinuidade de redes legadas; exigências de chamamentos públicos e avisos públicos para substituição de tecnologias; eliminação da exigência de informar outros órgãos no caso de substituição de redes ou descontinuidade dos serviços; Eliminação da necessidade de ouvir a sociedade para a substituição das redes; e eliminar de várias regras “obsoletas, irrelevantes ou redundantes”, nas palavras da FCC.
Marcos Urupá, Teletime, 7 de julho de 2025