Grandes empresas já manifestam interesse por MVNO na América Latina

maio 27, 2010 by

Estimativa da Informa é de 6 milhões de assinantes em 2013 na América Latina.O MVNO Forum 2010, realizado nesta quarta-feira (26), reuniu empresas e investidores para especulações a respeito das Operadoras Virtuais Móveis.De acordo Julio Puschel, analista de operadoras da Informa, uma pesquisa revelou que, atualmente, há cerca de 550 MVNOs espalhadas pelo mundo, com média de 104 milhões de assinantes. A estimativa para 2013, segundo ele, é que este número salte para 150 milhões, sendo que, desta fatia, 6 milhões serão na América Latina.

 

Com isto, segundo o executivo, haverá uma possibilidade de crescimento de 8% de assinantes ao ano. Puschel ainda se arriscou ao falar que o Carrefour já está analisando a abertura de uma MVNO na América Latina, mas não se aprofundou no assunto.

“MVNOs são como o marketing da empresa”, afirma o executivo, que complementou “é necessário o foco em baixo custo, facilidade em compra de minutos e boa distribuição do serviço”, afirmou.

O ponto chave do sistema MVNO, para os executivos, é a questão da facilidade de compra e venda e do baixo custo. O consumidor, segundo Jüngen Richter, diretor da Deutsch Telekom, tem foco nas redes sociais e transações bancárias via rede móvel.

Sobre possíveis empresas que adorariam o sistema, Richter aponta o Google, Facebook e Orkut como possíveis companhias interessadas, que ainda não disponibilizam serviços físicos, somente virtuais.Além disso ele apresentou estimativa de que em quatro ou cinco anos, toda a rede na internet já será MVNO também.

Renato Paschoareli, diretor de assuntos regulatórios da GVT, por sua vez, pontuou a posição das operadoras com relação ao novo serviço. O executivo afirmou que, atualmente, somente a Oi é oferta seu branding sobre a mesma marca.

Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações, por já ter afirmado que que o regulamento do serviço deverá ser concluído até meados de julho, pontuou alguns aspectos importantes para a aquisição das redes.

Segundo Nelson Takayanagi, Gerente Geral da Superintendência de Serviços Privados apontou como itens imprescindíveis para a criação de uma MVNO, a proteção ao usuário e qualidade; estabilidade e diposições transitórias.

Além disso, ele afirma que deverá haver legalidade de credenciamento, tributação, obrigatoriedade de contratação pelo SMP e área de prestação e planos de serviços.

 

Artigos relacionados

Tags

Compartilhe

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *