Oi monitora reação de clientes e funcionários criam hastag #somostodosoi

jun 27, 2016 by

Os funcionários da Oi decidiram se manifestar com relação ao processo de recuperação judicial da operadora. A hastag #somostodosoi é usada por empregados e ex-empregados da tele no facebook e já mobiliza boa parte deles. Internamente, o momento é de levar para quem atende o consumidor nas lojas e no call center um discurso unificado. No mercado corporativo, visitas pessoais explicam o momento da operadora.

Fontes internas da Oi dão conta que a monitoração, em tempo real, dos canais de relacionamento com clientes mostram que o pedido de recuperação judicial não alterou um dos principais serviços da operadora: o volume de recarga. Também não houve um incremento de ligações para o call center.

O Oi Total, produto carro-chefe, lançado no final de março, atingiu 20% de adesão e fica acima da expectativa de negócios. No segmento corporativo e nas PMEs, o uso dos aplicativos também não teve nenhum registro fora da normalidade.

Aos funcionários, a Oi encaminhou uma carta para os seus funcionários. Nela, o presidente Marco Schoroeder, que assumiu o comando no lugar de Bayard Gontijo, explica que “a recuperação judicial é uma medida estabelecida na legislação brasileira que permite que a Oi se proteja e a gente continue com toda a nossa operação normal e ao mesmo tempo busque uma solução para a nossa estrutura de capital que, como já falamos, está impactada pelo alto endividamento”.

Pede ainda que “as atividades de instalação, manutenção e reparo sigam sendo desempenhadas prontamente, e que todas as obrigações trabalhistas e benefícios atuais aos colaboradores serão mantidos e na prática, o nosso dia a dia na empresa não muda”. E esse é o discurso que foi passado também por reuniões via teleconferência para os funcionários que estão nas lojas: recuperação judicial não muda a oferta de serviço.

Outras ações específicas forma tomadas como a criação de um canal dedicado na intranet corporativa para publicação de conteúdo de apoio: FRs, comunicados, mensagens de liderança, FAQ, mensagens-chave, notas oficias da Anatel Minicom, etc. Também foi gerado um formulário para envio de dúvidas dos colaboradores. Medidas consideradas essenciais para mobilizar os funcionários para a situação da companhia.

Na Justiça, a Oi vem conquistando bons resultados. Nesta quinta-feira, 23/06, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) emitiu parecer favorável ao processamento da recuperação judicial da Oi, bem como suas subsidiárias. A decisão foi tomada pelo promotor de Justiça Márcio Souza Guimarães, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Massas Falidas, e levou em consideração as sociedades estrangeiras (Oi Brasil Holdings Cöoperatief e Portugal Telecom International Finance – PTIF) controladas pela companhia brasileira, que têm como objetivo captar recursos no exterior para financiamento da operação no Brasil. A decisão permite assim a concentração do processo no Rio de Janeiro.

Ana Paula Lobo, Convergência Digital, Sexta-Feira, 20 de junho de 2016

Artigos relacionados

Compartilhe

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *