Iabrudi e Amorim, do outro lado do balcão

fev 23, 2010 by

Black ImageApós ter comandado duas grandes concessionárias, a atual Oi e a Telefônica, os executivos Ronaldo Iabrudi e Manoel Amorim decidiram se manter no mercado de telecomunicações, mas fazendo negócios do outro lado do “balcão”. Junto com um terceiro sócio, Sergio Weiner, os executivos fundaram a VIA\W, consultoria que se propõe a ajudar o mercado corporativo a reduzir suas contas de telefonia móvel, fixa e de dados. Ao trio, acaba de se juntar um quarto sócio, o executivo Nelson Reis, que também vem do setor de telecom. Antes de ocupar a vice-presidência de vendas da EDS/HP, seu último cargo, Nelson Reis trabalhou durante anos no grupo Telefônica, tendo ocupado o cargo de diretor geral comercial da Telefônica Empresas, unidade voltada ao atendimento do mercado corporativo, hoje incorporada à Telesp. Amorim foi CEO da Telefônica e presidiu o Conselho da Vivo; Iabrudi presidiu a Telemar/Oi e  Weiner ocupou diretorias na Telemar, na Telefônica e na NET.

Com ampla experiência na venda de serviços de telecomunicações para os clientes, os executivos desempenham, agora, o papel inverso. “Nosso foco é reduzir drasticamente seus custos de telecomunicações. Quem já esteve do outro lado entende disto melhor do que ninguém”, diz o slogan da consultoria (www.via-w.com). A confiança de que isto é possível é tamanha que a VIA\W adotou um modelo de negócios diferente: a remuneração dos consultores é 100% baseada na economia que o cliente obtém após a análise de contas, contratos, tarifas e até do contrato feito entre a companhia e seus clientes. “Temos na equipe advogados que conhecem bem a LGT (Lei Geral de Telecomunicações), assim como a lei de defesa do consumidor, por isso nos propomos também a preparar contratos mais flexíveis para nossos clientes”, conta Nelson Reis. A principal proposta da consultoria, no entanto, é assessorar a empresa para que esta obtenha redução de custos em suas contas de telefone, o que inclui orientação para renegociação de contrato. 

“Os ganhos são bem expressivos e a redução de custos varia de 35% a 50%, dependendo da companhia”, conta Nelson Reis. A VIA\W se remunera a partir da economia obtida, levando um percentual pré-negociado com o cliente. Para obter sucesso, chega a analisar contas dos últimos cinco anos. No foco da consultoria estão empresas cujos gastos mensais estão acima de R$ 100 mil com serviços de telefonia. Entre os clientes já atendidos pela consultoria estão o Itaú/Unibanco, Rede Ipiranga, Lojas Renner e Serasa.

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