Greve na Dataprev atinge São Paulo, Brasília, Fortaleza, João Pessoa e Natal

mar 8, 2021 by

Com impacto principalmente nas unidades de desenvolvimento de software, o primeiro dia de greve na Dataprev já atinge São Paulo (SP), Brasília (DF), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB) e Natal (RN), segundo balanço da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas Processamento de Dados, Serviços de Informática e Similares (Fenadados). Já a estatal não informou sobre adesão.

Tendo em vista que o fim do plano de saúde com a GEAP se tornou o ponto principal da pauta de reivindicações, a direção da Dataprev encaminhou uma carta aos funcionários, na qual reforçou o posicionamento de que não foi responsável pela desistência da operdora em manter o contrato com a estatal e que já tem novas administradoras de planos de saúde como opção.

“Neste contexto, será criada uma central de atendimento dentro da Coordenação Geral de Qualidade de Vida da empresa para dar suporte e apoio aos empregados na migração, escolha e esclarecimento de dúvidas sobre os planos de saúde atualmente disponíveis. O trabalho operacional será iniciado já na próxima quarta-feira (10)”, informou a Dataprev.

Ao sindicato, uma carta do presidente da Dataprev, Gustavo Canuto, “propõe que a Fenadados avalie a possibilidade de rever o posicionamento, no sentido de suspender provisoriamente o indicativo de greve e reabertura imediata do diálogo, com a retomada das negociações, notadamente por meio da Mediação perante o Tribunal Superior do Trabalho”.

A Fenadados, no entanto, sustenta que para suspender a greve e retomar as negociações a Dataprev precisa primeiro rever decisão anterior de forma a prorrogar, por pelo menos 60 dias, “todas as cláusulas constantes no Acordo Coletivo de Trabalho 2019/2020”.

A prorrogação do ACT é para manter especialmente a validade das cláusulas que dizem respeito ao plano de saúde, pois era prevista a adesão de parentes dos funcionários, como pai, mãe e filhos, o que agora não faz parte dos novos planos oferecidos pela estatal.

Luís Osvaldo Grossmann, Convergência Digital, 8 de março de 2021

 

 

Artigos relacionados

Tags

Compartilhe

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *