Amazônia, a BR-319 e a desigualdade digital

jun 20, 2023 by

Uma nova tragédia ambiental ronda a Amazônia. De acordo com o ator e roteirista Gregório Duvivier em seu programa Greg News, só com o anúncio da pavimentação da BR-319, Manaus – Porto Velho, o desmatamento em torno da rodovia dobrou. A licença para a pavimentação ocorreu no governo Bolsonaro, mas corre o risco de ser executada agora apesar da realidade atual – a produção agropecuária de Rondônia já é escoada pelo rio Madeira, em paralelo a BR-319, a um custo 20 vezes mais barato que o rodoviário.

Uma das principais capitais da Amazônia, Manaus tem um dos piores sistema de transporte público do país e 74% da população não têm acesso a esgoto tratado. A pavimentação, portanto, não é uma prioridade e só beneficiará grileiros, traficantes etc.

Essas informações ganham ainda mais relevância porque estamos no mês do Meio Ambiente – o Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado em 5 de junho. Mais destruição da Amazônia significa mais redução da chuva, mais redução da produção de alimentos, mais redução do Produto Interno Bruto ((PIB), mais afastamento do Brasil do restante do mundo.

Nesse cenário, falar em direito de acesso à banda larga parece supérfluo. Engano. A falta de saneamento básico, a destruição do meio ambiente e a falta de banda larga demonstram que os graves problemas brasileiros foram enfrentados no passado de forma equivocada. Como destaca a Unesco, o Brasil é um país que luta com desigualdades extremas, inclusive em termos de ligação de internet de banda larga, com 70% do acesso agrupado em cinco grandes áreas urbanas.

Segundo dados da Anatel, alguns estados que compõem a Amazônia têm baixíssimo nível de acesso à banda larga:

a) No Amazonas, de cada 100 habitantes apenas 12 têm acesso à internet de qualidade.
b) No Acre, de cada 100 habitantes apenas 11,7 têm acesso à internet de qualidade.
c) Em Rondônia, de cada 100 habitantes apenas 17,69 têm acesso à internet de qualidade.
d) Em Roraima, de cada 100 habitantes apenas 13,54 têm acesso à internet de qualidade.

A redemocratização do país, com o governo Lula, precisar trazer junto uma nova política para o meio ambiente, para o saneamento básico, para a banda larga.

Instituto Telecom, Terça-feira, 20 de junho de 2023

Artigos relacionados

Tags

Compartilhe

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *