MCom faz leilão reverso para levar Internet para cidades ainda não atendidas em 21 estados

jul 8, 2025 by

A Seja Digital, empresa privada sem fins lucrativos dedicada a executar políticas públicas de telecomunicações e radiodifusão, publicou nesta segunda-feira, 7/7, o Edital do terceiro leilão reverso para selecionar operadoras aptas a instalar e operar Estações de Rádio Base (ERBs) para levar serviços de telefonia móvel e internet a regiões desatendidas do País. O novo Edital, disponível na íntegra no site da Seja Digital (https://sejadigital.com.br/leilao03/), contempla 128 localidades, além de trechos de rodovias, definidas pelo Ministério das Comunicações e distribuídas em 21 estados no Brasil.

As operadoras de telefonia móvel interessadas em instalar e operar a infraestrutura que garante o acesso aos serviços poderão pedir esclarecimentos sobre o Edital até o dia 27 de julho e deverão manifestar interesse entre os dias 28 de julho e 04 de agosto. As empresas devem cumprir os requisitos de habilitação e respeitar as datas de envio de documentos estabelecidas no Edital.

No dia do leilão, previsto para 12 de agosto, as proponentes qualificadas poderão realizar apenas um lance por localidade, sendo que a proposta vencedora será a de menor valor. A oferta será correspondente ao montante a ser transferido pela Seja Digital às empresas vencedoras para a instalação e operação de estações rádio base (ERBs), compatíveis com o padrão 4G e preparadas para o 5G. O novo certame prevê um investimento total de R$89 milhões, destinados à implementação dos serviços em todas as áreas disponíveis para concorrência.

O modelo de leilão reverso se mostrou eficiente nas duas primeiras edições, realizadas em outubro de 2024 e março de 2025, que contemplaram 128 localidades e destinaram R$160,2 milhões para que as empresas vencedoras pudessem executar os serviços previstos. Nos dois casos houve um deságio significativo.

“Os dois primeiros leilões comprovaram a eficácia deste modelo para levar conectividade a localidades que mais precisam. Acreditamos que a terceira edição vai atrair ainda mais operadoras interessadas em expandir a atuação, ampliando a cobertura de telefonia e internet móvel para novas regiões, incluindo trechos de rodovias, reforçando o compromisso com a inclusão digital no País”, afirma Fernando César Araújo, gestor do projeto pela Seja Digital.
A publicação do Edital ocorre após a aprovação pelo GIRED, responsável pelas diretrizes do projeto e que é presidido pela Anatel e reúne representantes do Ministério das Comunicações, dos radiodifusores e das operadoras de telefonia vencedoras do leilão do 4G 700 MHz.

Os recursos para esse e os demais projetos realizados pela Seja Digital advêm do saldo remanescente de valores aportados pelas operadoras de telefonia como contrapartida ao leilão realizado em 2014, conforme determinações da Anatel e do Ministério das Comunicações.

Ana Paula Lobo, Convergência Digital, 7 de julho de 2025

Artigos relacionados

Tags

Compartilhe

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *