Cibermercenários atacam o Brasil atrás de base de dados de e-mail

nov 15, 2021 by

Um grupo de cibermercenários, batizado como Void Balaur, cujos membros se comunicam em russo, lançou ataques contra diferentes setores e indústrias em todo o mundo, adverte relatório publicado pela empresa de segurança Trend Micro. O Brasil está na lista de países onde há setores atacados, informou o portal Ciso Advisor.

Embora ofereça uma ampla variedade de serviços, seus principais objetivos são ciberespionagem e roubo de informações por meio do roubo de bases de dados de contas de e-mail: o grupo vende informações altamente confidenciais sobre indivíduos em fóruns clandestinos e sites como o Probiv.

O grupo visa principalmente contas de e-mail e caixas de correio. Embora ofereça cópias de caixas de correio padrão, provavelmente roubadas com a ajuda de phishing, o Void Balaur também oferece cópias de caixas de correio com as quais não houve interação – por um preço mais alto. São caixas de correio provavelmente obtidas com a ajuda de funcionários ou até mesmo pelo comprometimento dos sistemas do provedor de e-mail.

Segundo ainda os especialistas da Trend Micro, o grupo de cibermercenários também oferece aos seus clientes acesso a uma grande quantidade de dados privados, entre os quais os relacionados a voos e viagens (passaportes e compras de passagens); registros criminais; registros financeiros e históricos de crédito; fundos de pensão; e até mesmo impressões de mensagens SMS. Esses tipos de informações podem ser muito úteis para um grupo ou indivíduo que deseja lançar um ataque a alvos específicos.

Convergência Digital, 11 de novembro de 2021

 

 

 

Artigos relacionados

Tags

Compartilhe

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *