Consumo alto da bateria é o pecado dos apps de GPS no Brasil

out 31, 2014 by

A PROTESTE realizou um teste comparativo com oito aplicativos de GPS para smartphones, dos quais quatro gratuitos e metade pagos, para avaliar se são confiáveis. Para quem prefere um aplicativo profissional e detalhado, o pago Tom Tom Brazil foi o que se saiu melhor. Já usuários periódicos podem baixar o gratuito e eficiente Google Maps. 

 

A qualidade de navegação, autonomia da bateria e a capacidade do app em sugerir o destino foram os critérios utilizados na avaliação. Assim como a complementação automática do local sendo inserido e a velocidade para entender os dados digitados.

Segundo a entidade, a maioria dos apps funciona sem precisar estar conectada à Internet, o que ajuda a reduzir ainda mais os custos. Nesse ponto, os gratuitos Apple Mapas e Waze perdem pontos, pois exigem a conexão de dados. A pesquisa também alerta que o consumo de bateria é grande e o usuário deve levar o carregador paa o carro.

O levantamento constatou que a duração da bateria fica em (dados):

·Garmin Navigon Brazil (Galaxy S4): 270 min

·Ndrive Brazil (Galaxy S4): 258 min

·Waze Social GPS Brazil (Iphone 5s): 228 min

·Apple Maps (Iphone 5s):  197 min

·Google Maps Brazil (Galaxy S4): 191 min

·Nokia Here Drive +Brazil (Lumia 1020) :180 min

·Tom Tom Brazil (Iphone 5s):  158 min

·Navigation Brazil Turn By Turn (Lumia 1020):  119 min

O estudo da PROTESTE adverte ainda que para a segurança, especialmente em vias de alta velocidade, que as instruções visuais avisem a próxima ação a ser tomada com a maior antecedência possível. O Apple Mapas se sai mal nesse critério, por adiantar a manobra com meros 400 a 500 metros de distância, muito pouco para uma rodovia. No outro espectro está o Tom Tom Brazil, o melhor e o mais completo dessa avaliação.

No teste comparativo, a entidade constata que o mesmo Tom Tom é o que informa os comandos com a menor distância, entre 600 e 1.000 m, nas instruções por áudio. Ressaltamos que, caso não haja outro passageiro que possa ficar com o aparelho, o smartphone deve sempre ficar no modo sonoro, pois tirar o olho da estrada para a tela, mesmo que por um segundo, pode resultar em sérias consequências. E jamais programe o telefone enquanto estiver dirigindo.

Os apps oferecem vários tipos de procura por destinos, como por inserção de país e rua, ou por rotas, em que se pode programar o percurso por itinerário econômico ou cênico, entre outras alternativas. Em ambos os casos, quanto mais opções oferecerem, melhor. Nesses quesitos, Waze e Garmin Navigon são os destaques positivos e Navigation Brazil e Apple Map

Artigos relacionados

Tags

Compartilhe

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *