Nossa Opinião: IA para o bem de todos

out 28, 2025 by

Nossa Opinião: IA para o bem de todos

Esse é o título do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial do Governo Federal.

Enquanto EUA, China, Coreia do Sul e União Europeia discutem a regulação e o desenvolvimento da inteligência artificial segundo suas próprias visões e interesses, o Brasil busca trilhar, apesar de difícil, um caminho próprio.

No Plano Brasileiro podemos destacar:
1)”Nossa visão é clara: queremos que o Brasil seja um modelo global de eficiência e inovação no uso sustentável da inteligência artificial, inclusive no setor público. Não desejamos simplesmente importar soluções; queremos desenvolvê-las aqui, por brasileiros e para brasileiros, considerando nossas particularidades sociais, culturais e econômicas”.

2) “Para concretizar essa visão, o PBIA prevê investimentos de R$ 23 bilhões até 2028. Estes recursos, provenientes de diversas fontes como crédito, recursos públicos e contrapartida de investimento privado, serão direcionados para fortalecer nossa infraestrutura tecnológica, capacitar profissionais e fomentar a pesquisa e inovação em IA no País”.

3) “Um dos projetos mais emblemáticos deste esforço é a criação de nossa “nuvem soberana”, uma infraestrutura nacional de armazenamento de dados. Esta iniciativa é fundamental para proteger informações estratégicas de instituições públicas nacionais, garantindo nossa soberania digital”. Nesse sentido, o Governo Federal publicou a Instrução Normativa número 8 que estabelece que os dados do Governo só podem ficar em nuvem soberana (nossos dados não podem ser geridos ou hospedados em nuvens externas ao país).

4) “O PBIA não é apenas um plano tecnológico. Nosso objetivo é garantir que a inteligência artificial melhore a vida do povo brasileiro, promovendo inclusão social e oferecendo soluções tangíveis em áreas prioritárias como saúde e educação”.

Sabemos que a inteligência artificial não é a resposta para todos os nossos dilemas. Mas pode, sim, se transformar em um novo grande problema se não participarmos ativamente dessa discussão.

A convergência entre IA, redes sociais e direitos do cidadão torna essa pauta ainda mais urgente. O ponto de partida deve ser sempre o mesmo: os direitos humanos e o direito à vida.

Acompanhemos e cobremos a participação da sociedade civil nesse debate, porque o futuro da IA no Brasil precisa ser construído para o bem de todos.
Instituto Telecom, Terça-feira, 28 de outubro de 2025
Marcello Miranda, especialista em Telecom

Artigos relacionados

Tags

Compartilhe

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *