WhatsApp abre espaço para bots

ago 30, 2016 by

Além de esclarecer como funciona a troca de dados com o Facebook, os novos termos de serviço do WhatsApp divulgados nesta quinta-feira, 25, abrem espaço para a entrada de chatbots no comunicador instantâneo. Mensagens comerciais, antes proibidas, agora serão permitidas.

O texto no contrato diz o seguinte: “Permitiremos que você troque mensagens com terceiros, como por exemplo, com empresas para que vocês se comuniquem utilizando o WhatsApp através de pedidos, transações, informações de agendamento, além de notificações de envio e entrega, atualizações de produto e serviço e marketing. Por exemplo, você poderá receber as informações do status de voo das próximas viagens, um recibo de algo que adquiriu ou uma notificação quando uma encomenda for entregue. Mensagens que você possa vir a receber contendo marketing, poderão incluir uma oferta para algo que talvez lhe interesse.”

Em outras palavras: as empresas poderão usar o WhatsApp para se comunicar com seus consumidores. Elas se transformarão, provavelmente, em contatos dentro da lista de amigos do usuário. Boa parte dessa comunicação será feita de maneira automatizada, com a ajuda de bots, robôs que entendem o que o usuário escreve e respondem às suas demandas. A expectativa é de que o WhatsApp utilize a mesma API de bots (ou uma adaptação dela) construída para o Facebook Messenger e lançada em abril passado.

A empresa ressalta, contudo, que não vai tolerar spams. Ou seja, as empresas só poderão conversar com consumidores que tenham dado a devida autorização para tal. Diz o documento: “Nós não queremos que você tenha uma experiência de spam, pois como em todas as suas mensagens, você poderá escolher como administrar esta comunicação e nós honraremos a sua escolha.”

A receptividade do consumidor brasileiro à comunicação com marcas através do WhatsApp foi medida pela mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil, que entrevistou 1.884 brasileiros donos de smartphone ao longo do mês de julho. Parte dos resultados da pesquisa serão revelados na semana que vem, em uma matéria em separado.

Plataformas e Bots Experience Day

Já existem algumas plataformas brasileiras de construção de chatbots, algumas voltadas para o Facebook Messenger, outras para sites. É provável que várias deles serão agora adaptadas para operarem também com o WhatsApp.

A Converge Comunicações organizará o primeiro seminário brasileiro sobre o ecossistema de chatbots, o Bots Experience Day, que acontecerá no dia 5 de outubro, no WTC, em São Paulo, dentro da 9a edição do Forum Mobile+. A agenda está sendo elaborada e será divulgada em breve no site do congresso: www.forummobile.com.br.

Fernando Paiva, Mobile Time, 25 de agosto de 2016

Artigos relacionados

Tags

Compartilhe

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *