Base de usuários de mobilidade como serviço chegará a quase 74 milhões em cinco anos

out 17, 2023 by

As cidades com maior número populacional tendem a dar corpo ao conceito de mobilidade como serviço (MaaS), com bicicletas, eScooters e outros veículos compartilhados. Segundo levantamento feito pela Juniper Research, este mercado crescerá 326%, à medida que o apoio governamental ao MaaS crescer.

A América do Norte representa a região com o crescimento de usuários mais significativo demonstrando que o MaaS pode funcionar fora da Europa. Com o interesse renovado no desenvolvimento de transportes públicos melhorados, em cidades como Washington DC, Portland e Montreal, isto alargou o âmbito das ofertas e incentivou a adesão.

A micromobilidade apresenta novas oportunidades

Bicicletas e eScooters representam um forte segmento de MaaS. Com a urbanização das cidades promovendo a sustentabilidade, a prevalência de opções de micromobilidade para facilitar as viagens de última milha aumentará.

Os veículos de micromobilidade percorrerão 28,3 milhões de milhas em 2028, contra 2,9 milhões em 2023. Dado que as soluções de última milha são uma grande barreira à adoção do transporte público, a micromobilidade deve ser considerada uma prioridade para as iniciativas MaaS no futuro.

Principais considerações sobre receitas e incentivos
A Juniper Research entrevistou os principais fornecedores de MaaS que concordaram que, fora dos desafios, incluindo a fragmentação das ofertas de transporte, a falta de receita do consumidor para plataformas MaaS tornou-se uma consideração crítica para o mercado.

As plataformas MaaS que oferecem principalmente aplicativos B2C genéricos para planejamento de viagens, reservas e pagamentos sofrem com a falta de aceitação e receita. A menos que sejam oferecidos serviços de valor acrescentado, a longevidade destas plataformas é incerta.

Além disso, dado que o MaaS visa tornar o transporte mais inclusivo e promover a sustentabilidade, maiores esforços de incentivo são cada vez mais comuns, com plataformas como Trafi e Meep a oferecer descontos para viajantes frequentes. O relatório destacou que este é um modelo que os fornecedores precisam implementar para ganhar força e atrair mais consumidores para o MaaS.

IP News, 16 de outubro de 2023

Artigos relacionados

Tags

Compartilhe

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *