Brisanet leva metade das localidades em leilão para antecipar metas do 5G
O quarto leilão reverso do Ministério das Comunicações, Anatel e Seja Digital para cobertura móvel de comunidades afastadas teve resultados publicados nesta segunda-feira, 22. Sete operadoras anteciparam metas do leilão do 5G em 112 localidades; metade dos compromissos foi assumida pela Brisanet.
Vivo, Claro, TIM, Unifique, Algar e iez! telecom também tiveram lances vencedores. O leilão reverso tinha disponíveis R$ 20 milhões para distribuição às operadoras dispostas em antecipar a instalação da cobertura. Veja o número de localidades vencidas, por empresa:
- Brisanet – 56 localidades (R$ 11,1 milhões)
- Vivo (Telefônica) – 21 localidades (R$ 3 milhões)
- Claro – 17 localidades (R$ 2,5 milhões)
- TIM – 14 localidades (R$ 2,1 milhões)
- Unifique – 2 localidades (R$ 562 mil)
- iez! telecom – 1 localidade (R$ 281 mil)
- Algar – 1 localidade (R$ 156 mil)
- Sem proposta/não contemplada – 2
As duas localidades não contempladas ficam no Paraná. Entre aquelas atendidas, destaque para os estados da Paraíba, Pernambuco, Amapá, Paraná, Bahia e Maranhão.
A iniciativa inclui conectividade em agrovilas de assentamentos, territórios de comunidades quilombolas e aldeias indígenas. O resultado beneficiará aproximadamente 100 mil pessoas, estima o MCom.
As vencedoras do leilão reverso precisarão instalar ERBs com capacidade instalada igual ou superior a 50 Mbps por meio de padrão tecnológico igual ou superior ao LTE Advanced Release 10 (4G+), com core (núcleo) de rede preparado para futura transição para o 5G.
Os recursos para a política fazem parte de um saldo remanescente de R$ 40 milhões da EAD/Seja Digital. A entidade, criada em 2015 para execução de compromissos do leilão 4G, teve seu período de atividades prorrogado até o final de 2027 para executar novas iniciativas e esgotar seus recursos.
Henrique Julião, Teletime, 22 de junho de 2026




