Huawei destina mais de R$ 50 milhões para levar Wi-Fi às escolas de Minas Gerais

nov 7, 2023 by

A Huawei firmou contrato para fornecer tecnologia Wi-Fi para a educação estadual de Minas Gerais. O projeto “Wi-Fi nas escolas” vai beneficiar 2.197 instituições de ensino. Além disso, a companhia também assinou um termo de cooperação para apoiar treinamentos, certificação e capacitação dos professores da rede estadual de ensino de Minas Gerais. A multinacional vai investir mais de R$ 50 milhões para apoiar a educação do estado.

O anúncio foi feito durante visita do governador de Minas Gerais a uma das sedes da Huawei na China, em Shangai. Zema foi recepcionado pelo CEO da Huawei Brasil, Sun Baocheng. O governador anunciou a formalização do acordo, por meio do programa da Huawei ICT Academy.

O acordo terá duração de cinco anos, vai beneficiar cerca de 70 mil professores e impactar cerca de 1,3 milhão de estudantes, podendo ser expandido para as universidades estaduais, melhorando todo o ecossistema da rede de ensino, possibilitando a qualificação da mão de obra local e uma melhor inserção dos estudantes no mercado de trabalho. Também participaram da visita à Huawei o presidente da Assembleia Legislativa de MG, deputado Tadeu Leite, e secretários estaduais de Minas Gerais.

“O estado é o primeiro do Brasil no qual a Huawei ICT Academy ultrapassa os muros da universidade para habilitar professores de ensino médio no sentido de ajudar a inclusão digital do povo mineiro. Mostramos, aqui em Shanghai, que estamos contribuindo com novas tecnologias para conectar instituições e indústrias com mais eficiência. E, além da nossa cooperação na educação, podemos conversar futuramente sobre o fornecimento de novas soluções para saúde, segurança e transformação de energia”, comentou Sun Baocheng, CEO da Huawei Brasil.

Segundo o Secretário de Educação de Minas Gerais, Igor Alvarenga, a parceria com a Huawei vai permitir que os equipamentos e a qualidade da rede sejam padronizados, permitindo a conectividade com qualidade para a comunidade escolar. O material pedagógico da rede de ensino mineira, como plano de aula, atividades, jornal interativo, já são digitais, assim como o diário escolar elaborado pelos professores e diretores.

A Huawei atua em Minas Gerais desde 2001 e mantém dois escritórios no estado, um em Belo Horizonte e outro em Uberlândia, além de um Centro de Logística e Distribuição em Extrema. A empresa também conta com uma parceria junto ao Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) em Santa Rita do Sapucaí, desde 2004. Além desse acordo, o Governo do Estado de Minas Gerais e a Huawei vão analisar a possibilidade de uma possível expansão da cooperação para outras áreas do governo, tais como saúde e segurança pública, com possíveis intercâmbios de especialistas em soluções.

Convergência Digital, 06 de novembro de 2023

Artigos relacionados

Tags

Compartilhe

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *