A esperança brilha mais na escuridão

fev 18, 2020 by

A frase acima está no samba da escola de samba Mangueira, que este ano vem com o enredo  “A Verdade Vos Fará Livre”. É uma frase emblemática do momento sombrio que vivemos no Brasil e que exige de todas as pessoas de boa vontade resistência e esperança.

Resistência para enfrentar ataques, como o descumprimento, pela Anatel , do Acórdão nº 2142/2019  do Tribunal de Contas da União.  Diz o Acórdão: “a Anatel não cumpriu as obrigações que lhe foram impostas pela Lei Geral de Telecomunicações (LGT), pelos contratos celebrados e por seu próprio regulamento, uma vez que instituiu tardiamente um procedimento absolutamente ineficaz de controle de bens reversíveis”. Até agora a Anatel não fez a listagem dos bens, não sabe quais são e favorece as concessionárias Vivo, Claro e principalmente aos donos/especuladores da Oi.  Nossa esperança é que o TCU faça cumprir o Acórdão, uma vez que o prazo dado à Anatel termina  em abril.

Resistência para desconstruir mentiras, como a alardeada pelo Governo Federal de que há banda larga em todas as escolas urbanas. Ao contrário, a aprovação da Lei nº 13.879/2019 retirou das concessionárias a obrigação de levar banda larga às escolas públicas urbanas, gratuitamente, até 2025.

Esperança de que a sociedade civil recupere a ideia do Fórum Brasil Conectado, reunindo governo, empresas e a sociedade civil, e cobre a sua instalação. Apesar da dificuldade de diálogo com o governo, devemos continuar insistindo que não haverá telecomunicações públicas e universalizadas sem um espaço de debate no qual o setor seja tratado com seriedade.

Não tem futuro sem partilha, diz ainda o samba da Mangueira. Essa ideia é difícil de ser absorvida por um governo contrário aos interesses da sociedade e uma elite subserviente que não admite a participação dos setores populares na partilha da riqueza produzida no Brasil, inclusive nas telecomunicações.

Ainda assim, continuaremos lutando porque acreditamos que “a esperança brilha mais na escuridão”.

Instituto Telecom, Terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

 

Artigos relacionados

Tags

Compartilhe

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *