Dependemos de você

jun 20, 2017 by

Desde dezembro de 2009 o Instituto Telecom analisa e se posiciona sobre os fatos mais relevantes que ocorrem no setor de telecomunicações por meio da coluna Nossa Opinião, publicada semanalmente em nosso portal. A coluna, já no seu lançamento, defendia uma Banda larga para todos.

 

São quase oito anos de luta em defesa dos interesses da sociedade e da soberania nacional, nos colocando como parceiros e instrumento dos cidadãos que desejam um país mais inclusivo e democrático. E as telecomunicações são fundamentais para que esse novo país torne-se realidade.

Nesse período publicamos diariamente em nosso portal um clipping com as principais notícias de telecomunicações no Brasil e no mundo. Também estivemos presentes em inúmeros seminários, congressos e na Conferência Nacional de Comunicação, na qual apresentamos a tese da universalização da banda larga. Integramos o Conselho Consultivo da Anatel como representantes e defensores das ideias da sociedade civil, enfrentando o representante das operadoras. Semanalmente, participamos de reuniões realizadas no Clube de Engenharia, um importante parceiro do Instituto.

Para dar maior efetividade às nossas ações criamos uma revista (primeiro impressa e depois online) e contribuímos para a implantação de dez telecentros em comunidades carentes. Tudo com o objetivo de aproximar a sociedade brasileira, e em particular os que são excluídos digitalmente, desse tema que, embora presente no cotidiano da população, ainda é complexo.

Discordamos radicalmente da tese de que o mercado deve funcionar livremente, sem nenhuma regulação. Para nós, reduzir a regulação é deixar nas mãos das operadoras todas as decisões sobre o setor de telecomunicações. Justamente elas, que só se preocupam em aumentar seus lucros sem oferecer nenhuma contrapartida social.

Mas, chegamos ao nosso limite. O Instituto Telecom precisa da sua ajuda. Por falta de recursos suspendemos a publicação da revista online e o envio do clipping diário de notícias. Tivemos que limitar a nossa participação em conferências, encontros e seminários.

O momento é grave e a defesa dos interesses da sociedade deve continuar. Há lutas fundamentais em curso, como impedir a doação de R$ 100 bilhões às concessionárias e resistir contra a entrega do satélite brasileiro às grandes operadoras.

Precisamos de sua colaboração para garantir que o portal do Instituto Telecom permaneça no ar. Lançaremos, em julho, uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Catarse. A sobrevivência dessa ideia depende de você.

Instituto Telecom, Terça-feira, 20 de junho de 2017

Artigos relacionados

Tags

Compartilhe

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *