Jet ski, descaso e o Enem

maio 12, 2020 by

Enquanto a cada dia o Brasil bate o triste recorde de mortos diários pela pandemia, o presidente do país passeia de jet ski e afirma que estamos vivendo uma neurose. Contra o isolamento social, Bolsonaro já disse que pandemia nao passa de “uma gripezinha”.

No mesmo diapasão, o ministro da (des)educação, Abraham Weintraub, afirma que o Enem está mantido e manda os alunos estudarem pelos livros ou pela internet. Segundo ele, o Covid 19 afeta a todos da mesma forma.

Não é verdade.

Os dados da pesquisa TIC Domicílios do IBGE, 2018, nos auxilia para demonstrar que o ministro mente:

1) Entre os indivíduos das classes A (92%) e B (91%), o uso de Internet era quase universal, ao passo que, entre os indivíduos das classes D e E, a parcela de usuários de Internet ainda era inferior à metade (48%).

2) Considerando a população que vive na área urbana, em 2018, 74% eram usuários de Internet, proporção que decresce para cerca da metade da população com dez anos ou mais residente da área rural (49%).

3) Em 2015, por exemplo, 63% da população da área urbana era usuária de Internet, ao passo que essa proporção entre os residentes da área rural era de 33%.

A UNE e o Consed, conselho que representa os secretários estaduais de Educação, entre outras entidades, criticam a manutenção das datas do Enem, pois vai prejudicar especialmente os estudantes da rede pública. A maioria das secretarias estaduais no Brasil não tem plataforma nem metodologia para oferecer aulas remotas.

A UNE lembra que “muitos desses jovens sequer têm acesso às ferramentas necessárias para atividades virtuais, e mesmo que tivessem sabemos que o aproveitamento do ensino-aprendizagem fica fortemente em defasagem em relação às atividades presenciais”.

No Congresso Nacional existem seis projetos para adiar o Enem e os estudantes criaram um site para pressionar o Congresso:  semaulasemenem.org.br

O Instituto Telecom apoia o adiamento do Enem. Vá até o site semaulasemenem.org.br e pressione os parlamentares. Enquanto o presidente anda de jetski e o ministro da (des)educação mente, vamos lutar para garantir o direito de todos os alunos participarem do Enem de forma democrática.

Instituto Telecom, Terça-feira, 12 de maio de 2020

 

Artigos relacionados

Tags

Compartilhe

  1. JOAO BATISTA ALVES DE MESQUITA

    O nosso conhecido Instituto Telecom, muito bem se posiciona- numa ocasião tão dramática por que passa todo povo brasileiro, além da pandemia que ameaça a todos, temos também a
    autoridade máxima do país gindo completamente alheio a toda tragédia em que o povo indefeso e impotente está submetido, não apenas na área da saúde, mas em diversas
    demandas e posições que advêm das deliberações governamental, que virou verdadeira balbúrdia, por conta da desmoralização do presidente da república que deixa seu corpo ministerial alijado e submisso a seus intentos pessoais. E nada se reverte, muito por conta de um conjunto de poderes, órgãos, instituições, etc. que mal se movem devido a
    cumplicidade histórias hereditárias geminadas/pecados originais = afamilia da mesma bolha. Enfim, a essas pobres e mortais criaturas, só resta recorrer às suas orações e a Deus (maior) que é o que todos estão fazendo nessa ´poca das máscaras.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *