Oi, Vivo e Claro se adequam à Anatel e dão zero rating para app do Coronavírus SUS

mar 16, 2020 by

Antes mesmo das determinações da Anatel, que anunciou medidas diante da epidemia de Coronavírus, a Claro e a Oi indicaram, no fim de semana, que já estão promovendo ações relacionadas às recomendações para que as pessoas fiquem em casa e evitem a disseminação da doença. Nesta segunda-feira, 16/03, a Vivo também anunciou as suas medidas.

A Oi abriu sinais de vários canais a todos os clientes do serviço de TV por assinatura, seja satélite ou IPTV, com a liberação de Nick, Nick Jr, E!, AXN, A&E, H2, Lifetime, Cinemax, Sony, Canais Telecine, Comedy Central, VH1 Megahits e Paramount.

Já a Claro vai oferecer maior capacidade na banda larga residencial, pontos públicos de Wi-Fi e planos móveis durante quarentena. A operadora concederá ainda acesso gratuito ao app “coronavírus SUS” do Ministério da Saúde – uma das demandas da Anatel – e também abre gratuitamente canais da TV por assinatura.

Na banda Larga fixa, a operadora promete aumentar gradativamente a velocidade para todos os assinantes nos próximos dias, sem custo. “A demanda adicional virá em período diurno, quando a rede costumava operar abaixo da capacidade, já que as pessoas estariam trabalhando ou na escola. Com isso, a operadora espera que as velocidades médias aumentem durante a manhã.”

Na rede móvel, a Claro adotará a concessão gradativa de bônus de internet para seus clientes pós-pagos, permitindo que se mantenham conectados com fontes oficiais de informação, familiares e médicos. Clientes pré-pagos que consumirem toda a sua franquia poderão ganhar um bônus diário de 100MB para continuar navegando. Para isso, deverão assistir à campanha de conscientização produzida pelo Ministério da Saúde sobre o coronavírus. Clientes dos planos pré-pagos semanais e mensais também receberão bônus que permitam expandir sua conectividade no período da oferta.

Além disso, mesmo para quem não é cliente a Claro vai abrir a rede de Wi-Fi disponível em locais públicos. O acesso pode ser feito por meio da rede #NET-CLARO-WIFI, que terá conexão concedida por tempo limitado para quem aceitar a exibição dos vídeos de prevenção disponibilizados pelo Ministério da Saúde.

A Vivo assegura que tomou todas as medidas pra assegurar a capacidade de transmissão de dados de suas redes fixa e móvel e diz estar preparada, neste momento, para atender a potencial demanda adicional que deve surgir. A operadora também abriu para os seus clientes o serviço de TV por assinatura, com mais de 100 canais* com sinal aberto.

Durante o período de 15 a 20 dias, de acordo com cada programadora, os usuários poderão conferir todas as programações dos canais, inclusive pelo aplicativo do Vivo Play, sem nenhum bloqueio, pelo aparelho que desejarem. O download do app Vivo Play é gratuito e está disponível para Android e IOS nas lojas de aplicativos.

Os clientes corporativos, nos próximos três meses, não vão descontar da franquia de dados das ferramentas de colaboração, como Teams, da Microsoft, e Webex, da Cisco. As empresas têm a possibilidade, com o Vivo Tech, de alugar notebooks, tablets e desktops com seguro e manutenção, para que os funcionários possam ter mobilidade para trabalho remoto. E também abriu – como a Anatel determinou – o zero rating (acesso gratuito) -ao aplicativo Coronavírus SUS.

Convergência Digital,  16 de março de 2020

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