Serpro diz ser insustentável dar o reajuste da inflação. Greve está mantida

ago 16, 2022 by

Representantes da direção do Serpro e dos trabalhadores em greve fizeram nesta segunda, 15/8, uma reunião em busca de um acordo que possa encerrar o movimento paredista. Mas as tratativas acabaram suspensas com a sinalização de que haverá uma nova proposta de aumento a ser apresentada nesta terça, 16/8, quando as partes voltam a se encontrar.

“Insistimos com a empresa que os trabalhadores merecem receber o mesmo reajuste já aprovado para os diretores, equivalente a 100% da inflação medida pelo INPC. Os representantes da empresa disseram que vão falar com os controladores e que uma nova proposta pode ser apresentada amanhã”, disse o secretário geral do Sindpd-DF, Milton Pantuzzo.

Segundo ele, durante a reunião os representantes da estatal reclamaram da paralisação das atividades, pois a empresa pode sofrer multas contratuais. Os trabalhadores sustentaram que não haveria greve se as negociações tivessem avançado como pretendido.

Em comunicado aos empregados publicado nesta mesma segunda-feira, 15, a direção da estatal afirmou que “segue ativa no diálogo” e que tem “o objetivo de garantir que não haja prejuízo aos serviços operados pela empresa para seus clientes, e principalmente para os cidadãos brasileiros que, após a pandemia, passaram a depender de mais de 4 mil serviços públicos por meios digitais”.

Segundo o Serpro, “o movimento pleiteia um reajuste de 12,47% (referente ao INPC acumulado) e mais 5,49%, o que resulta em um total de cerca de 18% de aumento salarial. Esse valor pode resultar na insustentabilidade econômica da empresa, diante de outras ações que já trouxeram significativo impacto à folha de pagamento empresarial”.

Diz ainda a empresa que “nos últimos anos, o Serpro aumentou sua folha em 27,8% com eventos funcionais de promoção por mérito, anuênio e recomposição de carreira e ACT. Além disso, distribuiu mais de R$ 80 milhões por meio do programa de participação dos lucros. E fora das questões financeiras, a proposta da empresa para o ACT 2022/2023 traz avanços nos benefícios dos mais de 7,6 mil empregados da empresa”.

Luís Osvaldo Grossmann, Convergência Digital, 15 de agosto de 2022

Artigos relacionados

Tags

Compartilhe

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *