Brasil ainda perde para Chile e Argentina no uso de TICs

fev 13, 2010 by

Mapa do MundoO Brasil, apesar de ter subido da oitava para a sexta posição no ranking dos países em desenvolvimento, perde posições para países vizinhos na América Latina e para Rússia e Africa do Sul.

O ranking integra o relatório Connectivity Socrecard, que avalia índices como capacitação tecnológica e uso de soluções de Tecnoloiga da Informação e Comunicações, de mais de 50 países, e foi divulgado nesta quinta-feira, 11/02, na Suécia.

O levantamento ainda coloca o Brasil na lista dos países em Desenvolvimento, em função dos critérios adotados pelo Fórum Econômico Mundial. Apesar de ter ‘subido’ duas posições no ranking, o Brasil ainda perde vez para países de economias menores, inclusive, para vizinhos na América Latina, como Chile e Argentina.

Veja o ranking das 10 mais entre as “economias propelidas por recursos naturais e eficiência”, em escala de 1 a 10.

1 – Malásia 7,14
2 – África do Sul 6,18
3 – Chile 6,06
4 – Argentina 5,90
5 – Rússia 5,82
6 – Brasil 5,32
7 – Turquia 5,09
8 – México 5,00
9 – Colômbia 4,76
10 – Ucrânia 4,67

Já nos ranking dos países industrializados, a Suécia ultrapassou os Estados Unidos e chegou à liderança de uso de TICs. O Connectivity Scorecard, criado por Leonard Waverman, professor da London Business School, em 2008, avalia dezenas de indicadores em 50 países, entre os quais capacitação tecnológica e uso de tecnologia de comunicação.

O ranking é formado ainda pela Noruega, em terceiro lugar, Dinamarca, em quarto, Holanda, em quinto, Finlândia, em sexto lugar, Austrália, em sétimo, Reino Unido, em oitavo, Canadá, em nono e Japão, na décima posição.

“A Suécia não só tem a melhor combinação de atributos, no momento, como mostra poucas indicações de que perderá sua vantagem”, disse Waverman. “Em contraste, começou a surgir uma disparidade naquilo que um dia representou a essência da liderança dos EUA na maioria dos setores industriais e de serviços: educação e capacitação”, acrescentou.

Para Waverman, a recuperação econômica e os pacotes governamentais de estimulo para o desenvolvimento da banda larga e do uso de TICs são causas de otimismo para os próximos anos globalmente.

Artigos relacionados

Tags

Compartilhe

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *