Qualcomm testa o controle de drones através de redes 4G

maio 30, 2017 by

A Qualcomm realizou testes com drones controlados exclusivamente através de redes comerciais de quarta geração (4G) nos EUA. O objetivo era avaliar o grau de interferência no envio e recebimento dos comandos, assim como o processo de handover (troca de célula). Foram realizados 45 voos nas altitudes de 30, 60, 90 e 120 metros em torno de uma área cilíndrica com raio de 1 milha náutica. Foram testadas redes 4G em três frequências: 700 MHz, PCS e AWS. Foi usado um drone com quatro hélices e chipset Snapdragon Flight. Os voos aconteceram em uma área da periferia de San Diego.

 

De acordo com o relatório publicado pela empresa, a interferência sobre a comunicação em downlink dos drones enquanto voam é menor do que a registrada em objetos no solo, porque há menos obstáculos para a propagação do sinal. Contudo, no uplink foi registrada uma interferência três vezes maior que aquela em solo na frequência de 700 MHz. Mas isso não seria um impeditivo para a adoção de drones 4G, segundo a Qualcomm, especialmente se usadas frequências mais altas. Além disso, a otimização no controle de energia pode mitigar a interferência observada, informa a empresa. Por sua vez, o handover apresentou resultados melhores no ar do que em solo, justamente em razão da livre propagação do sinal.

Apesar dos resultados satisfatórios, a Qualcomm ressalva que são necessários testes em outras condições, como, por exemplo, em áreas urbanas ou rurais.

 

Mobile Time, 29 de maio de 2017

Artigos relacionados

Tags

Compartilhe

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *