Facebook não confirma transferência de 1,5 bilhão de usuários

abr 24, 2018 by

Na última quinta-feira, 18, este noticiário repercutiu a informação publicada pela agência de notícias Reuters de que o Facebook iria transferir os contratos de 1,5 bilhão de usuários da Irlanda para os Estados Unidos e Canadá. Seriam usuários não-europeus e o objetivo seria evitar as regras do Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia (GDPR). O movimento causou mal estar, mas pouco se disse a respeito. Procurada por Mobile Time, a empresa de Mark Zuckerberg não confirmou a movimentação. Prontificou-se apenas em dizer que todos receberão o mesmo tipo de proteção à privacidade de seus dados. Segue a nota redigida por Stephen Deadman, vice-diretor de privacidade global do Facebook:

 

“O GDPR e a legislação do consumidor da UE estabelecem regras específicas para termos e políticas de dados, que incorporamos para usuários da UE. Temos sido claros ao dizer que estamos oferecendo a todos que usam o Facebook as mesmas proteções, controles e configurações de privacidade, independente de onde morem. Essas atualizações não mudam isso.”

De acordo com uma fonte ligada à empresa, a notícia da Reuters seria fruto de uma má interpretação, já que todos, em momentos diferentes, receberão a mesma proteção.

Ministério da Justiça brasileiro

Sobre a notificação da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça, a empresa, comentou: “Para o Facebook, nada é mais importante do que proteger a privacidade das pessoas. Estamos à disposição para prestar esclarecimentos às autoridades sobre este caso.”

 

Isabel Butcher, Mobile Time, 23 de abril de 2018

Artigos relacionados

Tags

Compartilhe

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *