Justiça determina novo bloqueio do Whatsapp no Brasil por 72 horas

maio 2, 2016 by

247 – A Justiça determinou que as operadoras de telefonia fixa e celular bloqueiem o serviço de mensagens Whatsapp. Medida que começa a vigorar às 14h desta segunda-feira (2) alcança todo o país e é valida por um período de 72 horas. Decisão foi tomada pelo juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto, em Sergipe.

O motivo está relacionado com a decisão que determinou a prisão, em março, de Diego Dzodan, vice-presidente do Facebook na América Latina, empresa que é dona do aplicativo de mensagens. O juiz pede que a companhia repasse informações sobre uma quadrilha interestadual de drogas para uma investigação da Polícia Federal, o que a companhia diz não poder fazer.

Em dezembro do ano passado, o aplicativo foi bloqueado por 48 horas em decorrência de uma investigação criminal e em fevereiro deste ano o serviço também foi bloqueado por força de uma decisão da Justiça. Objetivo era forçar o Facebook, proprietário do aplicativo, a colaborar com uma investigação de pedofilia. A decisão, porém, foi suspensa por um desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí.

Em sua defesa, as teles alegam que é preciso regulamentar o serviço do aplicativo, uma vez que realiza chamadas de voz por meio da internet. Operadoras alegam que este é um serviço de telecomunicações e os aplicativos do gênero não podem prestar o serviço já que não são operadoras.

 

Artigos relacionados

Tags

Compartilhe

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *